Modelos Contratos de Aluguel, Locação de Imóveis – Imprimir


Saiba a seguir alguns cuidados quanto ao contrato de locação de imóveis

Ao realizar o aluguel dos imóveis é importante que se possa documentar toda a negociação através de um contrato, e este contrato deverá ser analisado friamente, e de preferência que ele seja escrito.

O inquilino deverá ainda ler de forma atenta todas as suas cláusulas determinadas guardando assim uma cópia com seus registros de pagamentos de aluguel e também encargos. Apesar disto o contrato poderá ser também verbal. É importante que você possa ter meios de provar a sua locação e isto poderá ainda ser feito através de alguns tipos de recibos de pagamento de aluguel, bem como contas de luz, além de testemunhos, entre outros.

Os cuidados antes de realizar o aluguel de imóveis

Contrato de Aluguel, LocaçãoProcure primeiramente verificar pessoalmente as condições existentes do seu imóvel, e realize junto com seus proprietários, um tipo de vistoria sempre procurando anotar algum tipo de estado de conservação dos imóveis e sempre por meio de um termo de vistoria por escrito, evitando assim problemas no futuro.

Além disto faça constar do contrato os valores de aluguel e ainda o índice existente de reajustes, como por exemplo o IGPM, o IGP, e o IPS, bem como a sua duração de locação bem como multas por atraso em todos os seus pagamentos, bem como a sua forma e local de pagamento de aluguel, entre outros.

Não podem ser cobrados dos inquilinos nenhum valor relacionado a confecção do contrato ou ainda de uma ficha cadastral, com isto todas as despesas devem sempre ser pagas pelo locador.

Além disto os proprietários em contrato poderão exigir que os inquilinos possam oferecer algum tio de garantia para a sua locação, ou ainda somente uma das garantias a seguir podem ser exigidas.

O caução

O caução poderá ser de bens moveis ou ainda imóveis. E normalmente ele acontece em dinheiro não podendo de forma alguma exceder os valores de três aluguéis e deverá ser ainda depositado em uma caderneta de poupança. Com isto ao final do contrato não existindo algumas dívidas os inquilinos deverão receber o valor total da conta de poupança realizados.

Modelo pronto de contrato de locação de imóveis 1

Modelo pronto de contrato de locação de imóveis 2

Modelo pronto de contrato de locação de imóveis 3

Modelo pronto de contrato de locação de imóveis 4

Modelo pronto de contrato de locação de imóveis 5

Modelo pronto de contrato de locação de imóveis 6

Modelo pronto de contrato de locação de imóveis 7

Modelo pronto de contrato de locação de imóveis 8

Modelo pronto de contrato de locação de imóveis 9

Modelo pronto de contrato de locação de imóveis 10

Modelo pronto de contrato de locação de imóveis 11

 

    

   

49 Comentários em “Modelos Contratos de Aluguel, Locação de Imóveis – Imprimir

  1. […] Os contratos de prestação de serviços de formatura nada mais são do que um vínculo de ordem jurídica entre os dois ou mais sujeitos de direito que são correspondidos por toda a vontade de responsabilidade de atos firmados, o que é totalmente resguardado por uma segurança de ordem jurídica no seu equilíbrio social, o negócio ocorre de forma jurídica bilateral ou mesmo plurilateral, este será o acordo das vontades, com uma capacidade de criar, modificar ou até mesmo extinguir os direitos dos usuários. […]

  2. olá bom dia,sou inquilino e aluguei uma casa com contrato verbal.O proprietário pediu 2 meses de deposito adiantado,mas permitiu que eu pagasse em 2 vezes,por isso só entrei na casa 2 meses depois e paguei o primeiro aluguel,agora quero sair da casa,informei ao mesmo e ele disse que tenho somente 1 mês pra ficar na casa,por que ele alega que dei 1 mês de deposito e o outro foi adiantamento…tenho direito de ficar na casa por esses dois meses de deposito que paguei????

    • Se você pagou o valor referente a 3 meses de aluguel não importa como, vc tem direito de ficar 3 meses sem pagar o aluguel. O que realmente importa é como foi afirmado o acordo, por isso é muito importante existir um contrato que tanto o inquilino como o proprietário tem que assinar e reconhecer firma.

      Pelo que entendi vc pagou 2 meses que seria referente a garantia da locação
      E pagou mais 1 mês referente ao mês que vai morar.

      Sendo assim quando você avisar o proprietário que vai desocupar o imóvel você vai ter os 2 últimos meses insentos do aluguel. Ou ele te reembolsa o valor ou você ocupa o imóvel até o término.

      Espero ter ajudado
      Qualquer duvida me chama no WhatsApp
      (11)97443-2536

    • É válido o que está no contrato, se existir uma cláusula especificando que após um certo tempo de contrato pode ser recendido sem multa.

    • Precisa ser assinado tanto o proprietário quanto o inquilono.
      E para maior garantia pegue 2 testemunhas e façam eles assinar.

      Necessário somente o proprietário e inquilino reconhecer em cartório.

    • Andrews Eduardo Domigos.gostaria que tirasse uma duvida minha …tem uma conta de luz no cpf de um outro inquilino eu posso transferir para outro cpf sem contrato em maos;obrigado

    • A compania de energia realiza a trocade titulariedade, desde que não haja divida naconta. Pórem no seu caso , existe pendencia, então ha a necesidade de apresentar contrato de locação.
      Para a contaser transferida para seu nome, e o debito permanecer no CPF do inquilino.

    • Obrigação do proprietário!
      Também será obrigação dele caso o imóvel tenha infiltração ou coisas desse tipo.
      Você é obrigada a arrumar tudo o que você danificar.
      Tipo portas, vidros, torneira, pia e etc.

  3. Vou ficar no imovel que é de familia, porem o imovél está em espólio, o contrato tem valor legal caso faça? e o imóvel estava todo “quebrado” fiz reparos e quero colocar em contrato o reparo que fiz e vou continuar fazendo (material, pedreiro, frete e etc.), pois será “abatido no aluguel” (ficareis uns aninhos sem pagar) conforme acordo verbal, tem algum modelo de contrato especifico pra meu caso?

  4. Eu vou locar um imóvel, como nunca fiz antes tô em dúvida a respeito do contrato é pra um casal,vou precisar por no contrato algum tipo de número de CPF RG dos dois ou não?

  5. Olá gostaria de saber quanto eu tenho que cobrar de multa se o inquilino sair antes da data feita no contrato? Faço contrato de 1 ano e cobro 700 de aluguel obrigada

  6. Olá bom dia gostaria de tira uma dúvida a poporta do estabelecimento que aluguei quebro e precisa de manutenção isso é de responsabilidade minha ou do dono do imóvel obrigado

  7. Boa noite,

    Eu e meu marido, alugamos uma casa no dia 23/02/2017, e agora estamos querendo fazer um contrato, porém não foi feita uma vistoria (escrita e/ou com fotos) no ato da locação, a casa estava suja e em condições ruins, eu e meu marido nos propomos a ajudar a arrumar, mas no final das contas eles somente cederam alguns materiais, o conserto quem realizou fomos nós, e agora não sei como por no contrato.

    ” Cláusula 5ª. O imóvel objeto deste contrato será entregue nas condições descritas no auto de vistoria anexo.

    Parágrafo único: Caso o imóvel não corresponda às condições tratadas no caput da presente cláusula, haverá rescisão imediata do contrato e pagamento de indenização pelo LOCADOR ao LOCATÁRIO, no valor de (….)% sobre o valor da locação. ”

    Por gentileza, pode nos ajudar?

    Desde já agradecemos!
    Ana e Junior.

  8. Boa noite meu nome é Carla eu aluguei uma casa direto com o proprietário do que a casa não dava pra entrar pois estava muito deteriorada então fiz um acordo com o dono da casa pra reformar e gastei nessa reforma toda 5.000,00 ele convirdou em descontar o aluguel da divida certo e eu entrei na casa 25 de novembro de 2016. Mas ele tem uma irmã que nunca aparece apareceu agora pq está precisando de dinheiro e tem casa própria e ela quer que eu saia da casa pra colocar as filhas dela pra morar.
    Só que eu gastei 5.000,00 reais e nem venceu ainda um ano fazem 9 meses qual as providências que devo tomar e o dono na real não quer que eu saia pra colocar as sobrinhas pois eu fiz da casa um investimento ótimo de reforma e por ele eu fico. Só que não fizemos contrato pois nunca foi necessário da parte dele por ele está tudo muito de bom gosto .Mas não sabemos o que fazer podem me ajudar conta isso.
    Obrigada

  9. Boa tarde, gostaria de saber se posso colocar no contrato um tempo para rescindir o contrato de aluguel, caso ocorra atrasos nos aluguéis e depois de quantos atrasos, posso pedir para o inquilino desocupar a casa?

    • Você assina um contrato com a imobiliária como quem deixou o imóvel em responsabilidades deles para locação.

      A imobiliária assina o contrato com o inquilino.

  10. Bom dia aluguei a casa desde fevereiro,agora no mês novembro a conta da água veio alta então coloquei pedreiro ele descobriu um vazamento na borracha da descarga ,a pessoa que me alugou quer que eu ajude ela a pagar, não fez contrato do de boca ,tenho ajudar ou e responsabilidade total deles já que aluguei e não tinha vazamento nenhum,obrigada

Deixe um Comentário: